"Cansados da eterna luta por abrir um caminho pela matéria bruta, escolhemos outro caminho e nos lançamos, apressados, aos braços do infinito. Mergulhamos em nós mesmos e criamos um novo mundo."- Henrik Steffens

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sobre o silêncio...

Diante do silêncio tudo cala! O que existe se não o silêncio interrompido? Toda  fala e toda escuta se acomodando entre pausas, entre vírgulas nem sempre silenciosas. Desvendar noutro o apelo gritante de todo silêncio que há em nós, em cada silêncio que nos revela. Compartilhar todo o não dito, na palavra e no silêncio!
E silenciar tudo que nos convém! O que  fazer quando há convêniencia? A gente chora o silêncio à força... força o choro e o silêncio... e silencia à força, o choro... Depois a gente cala o grito e forja o que não aconteceu! Olha a folha em branco, a tela vazia, o espaço negro e sorri amarelo! O silêncio é a melhor ideologia pra quem desconfia de si... Silenciemos pois!


2 comentários:

  1. Um velho professor meu um dia me disse que num relacionamento atingimos a máxima intimidade quando nos sentimos confortáveis ao ficar em silêncio na presença do parceiro.
    Estendendo um pouco mais o raciocínio, talvez quando permaneçamos em silêncio e sós, talvez possamos perceber se estamos a vontade com nós mesmos, ou se precisamos realizar um milhão de tarefas e atividades para esquecermos quem somos.
    Nietzsche já dizia que o ócio é benéfico, poi é nele que temos a chance de nos reencontrarmos e, verdadeiramente, filosofar.

    ResponderExcluir
  2. " O silêncio é a melhor ideologia pra quem desconfia de si..."

    ResponderExcluir

Deixe-se...